A Frente Educativa do MovAya

Tem como objetivos informar, debater, educar e instrumentalizar a comunidade ayahuasqueira de forma a prevenir a ocorrência de situações de abuso de qualquer natureza  nesses meios. Pretendemos também ampliar o arcabouço teórico e prático de conhecimentos  que somem ao debate de maneira propositiva e consoante com a construção de uma Nova Era, de um novo valor ao feminino e ao próprio sentido de humanidade em suas diversas manifestações culturais que pressuponham a paz. 

Acreditamos na via educativa como um caminho fundamental para garantir um futuro digno e seguro para as transformações que o século XXI nos propõe como sociedade. Reconhecemos a importância das comunidades ayahuasqueiras para a grande maioria de seus seguidores, que nelas buscam uma melhor forma de se viver consigo mesmas, com os outros e com o Planeta Terra (Gaia). Por isso, devemos preservar principalmente as pessoas e as novas gerações tanto quanto as organizações. 

Como forma de organização, escolhemos três eixos temáticos que norteiam nossas ações: 


1. Mulheres e Diversidade de Gênero, Raça e Classe

2. Educação e Prevenção 

3. Saúde, Direitos, Deveres e Legislação


A partir desses eixos pretendemos realizar diversas ações,  junto às outras Frentes de Trabalho que compõem o movimento, à novos colaboradores e convidados que possam agregar ao debate desde saberes científicos e tradicionais à experiências e vivências concretas e atuais. Algumas dessas ações envolveriam: a) produção e divulgação de conteúdos em diferentes formatos e mídias; b) realização de cursos, palestras, seminários e workshops com a contribuição de diversas áreas do conhecimento, para a comunidade ayahuasqueira e para o público em geral, envolvendo todas as faixas etárias; c) treinamentos externos para comunidades e instituições que desejarem se apropriar dos conhecimentos e metodologias referentes à identificação e denúncia de abusadores, acolhimento de vítimas e desenvolvimento de ações preventivas.


Comentários

Pesquisas recentes

Carta do MovAya lida na apresentação do seminário Mulheres Ayahuasqueiras