APRESENTAÇÃO E OBJETIVOS DO MOVAYA



O Movimento Nacional de Combate ao Abuso no Meio Ayahuasqueiro - Movimento Aya - foi criado no segundo semestre de 2020 e seus objetivos são: 1) Informar e elucidar a sociedade sobre práticas de abuso; 2) Prevenir que esses abusos aconteçam nos meios ayahuasqueiros; 3) Realizar práticas educativas para uma cultura de paz, aberta à diversidade; 4) Acolher vítimas de abusos nos meios ayahuasqueiros através do apoio psicológico, jurídico e da mediação de conflitos; 5) Encaminhar queixas e denúncias dos diferentes tipos de abusos no meio ayahuasqueiro aos órgãos e instâncias competentes, de maneira sigilosa.

Nosso foco são os abusos cometidos contra mulheres e outros grupos de representação minoritária que ocorram dentro dos diversos grupos religiosos, espiritualistas, xamânicos e neo-xamânicos, que utilizam como sacramento a bebida indígena Ayahuasca, conhecida também como Santo Daime, Daime, Vegetal, Hoasca, entre outros tantos nomes. Buscamos garantir a segurança e a liberdade da prática da fé das seguidoras e seguidores e das próprias comunidades e instituições que utilizam esse sacramento.

O movimento foi formado por mulheres de diversas linhas ayahuasqueiras, profissionais e especialistas das mais diversas áreas, e pesquisadoras do campo ayahuasqueiro. Com ele pretendemos auxiliar pessoas que sofrem abusos e contribuir com as instituições na criação e/ou aprimoramento das ferramentas e práticas de acolhimento às vítimas, sanções aos agressores e na proposição de práticas para o evitamento de novas ocorrências.

Baseadas nisso, estamos elaborando um documento com propostas de ações educativas, informativas e restritivas, que será apresentado aos grupos ayahuasqueiros, colocando o Movimento Aya à disposição para apoiar e colaborar nessas ações, como um parceiro das instituições que estiverem abertas ao diálogo e trabalho.

Somos um grupo autônomo que reuniu mulheres livres para exercerem seus direitos civis de organização social, que partilham dos objetivos apresentados e que participam ou não de instituições ou grupos ayauhasqueiros. É importante salientar que, por hora, não temos vínculo com nenhuma instituição e nem representamos outras organizações. A participação é aberta a todas as linhas, segmentos e gêneros. Também buscamos parcerias com instituições e ONGs.

O Movimento AYA nasce, efetivamente, a partir de uma necessidade que sentimos de estabelecer um diálogo sadio e equilibrado com os grupos e instituições que estiverem preocupadas com as questões apresentadas e dispostas ao trabalho de enfrentamento aos abusos. 

Veja mais sobre o MovAya em nossas redes sociais: 

https://www.instagram.com/mov_aya/ 

Agradecemos a todo coração que tem se apresentado para fortalecer essa missão!

Paz e bem!

🌟



Comentários

Pesquisas recentes

Carta do MovAya lida na apresentação do seminário Mulheres Ayahuasqueiras